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sábado, 9 de julho de 2011

BULLYING - TÔ FORA! (Tema do Culto Infantil)

Por: Eliza Soares





Postarei aqui todo o processo: o e-mail comunicando o evento, plano de desenvolvimento do tema com recursos utilizados, versículo chave, estratégias, e outros aspectos. 

 
Desenvolvi o tema no culto infantil com os seguintes objetivos gerais:

1-conscientizar as crianças do mandamento do "amor ao próximo" como princípio de obediência à Deus, e a prática do bullying, como desonra tanto à Deus, quanto às vítimas e a própria pessoa que pratica;

2-conscientizar as crianças do mal que causa tanto às vítimas, quanto aos que praticam;

3- ensinar que a prática leva a desobediência do príncípio do "amor ao próximo", consequentemente ao pecado;

4 - levar as crianças a renunciarem a prática;

5- identificar possíveis vítimas e levá-las a testemunhar suas experiências, visando cura interior (liberar perdão, orar por proteção...).

6 - fazer com que as crianças identifiquem comportamentos de bullying;

7 - ensinar o conceito de bullying;


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PASSO 1

E-mail comunicando o tema aos pais e irmãos:

Amados,

Repassem este e-mail a amigos com filhos. Quem sabe Deus proveu alcançar crianças que praticam ou são vítimas deste mal que está causando tragédias, feridas na alma e doenças mentais.

O Bullying é um fenômeno mundial. Quem sofre, geralmente é tímido (não revida e nem fala para ninguém - sofre calado), perde o interesse em ir para a escola, tem a autoestima baixa, gosta de ficar isolado das pessoas, e muitos outros comportamentos que podem levá-lo ao suicídio (justiça própria).Quem pratica tem um grande prazer por ter alguém sob seu domínio. Se alegra em ver sua vítima triste, sofrendo, enfim, fazendo o que ele quer. Sente-se forte, poderoso e necessita de praticar a maldade todos os dias, é o alimento da alma dele que está vazia de amor. As práticas são diversas (e sem motivos), tanto físicas como verbais como: socos, empurrões, intimidações, discriminação, zombaria,  roubar pertences e lanches, ridicularizar enfatizando algo que acha "esquisito" no outro: dente de cavalo, girafa, baleia, cabelo de bombril, burro, dentre outras manifestações.  

Acredito que as duas partes são vítimas, pois o intento de satanás é matar, roubar e destruir vidas para que elas não sejam salvas. Mas Jesus Cristo foi claro quando disse:  " O ladrão vem senão a matar, roubar e destruir; eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância." (João 10:10).

Deus quer sarar nossa nação, principalmente nossas crianças que serão os adultos do amanhã. Crianças saradas e amadas, futuros adultos justos, bons e amorosos.
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                                  Boletim Informativo (abaixo do texto do e-mail)



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PASSO 2

Desenvolvimento do tema

Objetivos específicos - de acordo com os recursos utilizados.

a) Crachás - com imagens de crianças envolvidas em cenário de bullying (vítimas e algozes)- Cada criança deveria escolher um e colocá-lo no pescoço. Durante o desenvolbimento do tema elas perceberiam que as imagens escolhidas também estavam em outros recursos audiovisuais, com isso, haveria uma melhor identificação com o tema e maior participação.

"Envolver as crianças com o tema de modo a participarem."

Nota: foi o que aconteceu. Algumas crianças disseram: "olha tia, estou com essa mesma foto aí!" (referindo-se ao slide passado pela ministrante Michelle). Neste momento a Michelle explorou o máximo a situação de bullying exposta na imagem - "Pois é... é a mesma imagem... e o que ela está mostrando?... Isto é legal? (As crianças respondiam NÃO!) Se não é legal, é o quê? (Em um só coro diziam: É BULLYING!)"...

Modelo dos crachás:











Confecção dos Crachás - recursos: papel cartão, barbante, cola em bastão, tesoura, perfurador e figuras com os personagens envolvidos nas situações do tema.







b) Slides - com as mesmas imagens dos crachás com o objetivo de reforçar o debate sobre o contexto da situação das crianças na figura exposta, favorecendo a conscientização de que a prática "Não é legal";

Fotos da palestrante Michelle Campos - Ministrando o tema através dos slides:


Slides - (imagens) - "Isto não é legal, é BULLYING!"
















Recursos para a criação dos Slides - imagens da web (que não são de minha autoria - peço desculpas aos autores por não citá-los e solicito que os mesmos postem aqui os devidos créditos de criação, até mesmo para receberem os P A R A B É N S!)  - De minha autoria é somente a montagem de cada slide e textos.
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c) Teatro de Fantoches - peça; Bullying, tô fora!!!




 O objetiivo é remeter as crianças a uma situação real, familiar, para maior compreensão e aprendizagem - acredito que as crianças aprendem muito quando envolvidas no ambiente familiar.

Personagens: pai, mãe e filha




Peça de minha autoria: Bullying, Tô fora - TEXTO:




BULLYING, TÔ FORA 

LAURA -  entra em casa gargalhando 
LAURA- há, há, há, há, há. Oi mamãe, oi papai! 
MÃE- Oi minha filha, mas que alegria é essa? O que te deixou tão feliz? 
MÃE- É lá na minha escola... há, há, há, há.... é muito engraçado! Há, há, há, há, há! 
PAI- Conta pra gente filha! 
LAURA- É que lá na minha escola tem uns meninos e umas meninas muito engraçados. Eu faço muita gozação com a cara deles! E o melhor de tudo é que eles não fazem nada; não me xingam, não me batem e não mandam eu calar a boca. Tem umas meninas que choram e uns meninos que abaixam a cabeça, assim óh (abaixar a cabeça e mostrar). Há, há, há, há, há... eu me divirto muito com isso. 
PAI-E o que eles fazem de engraçado? 
LAURA- Nada! Eles não fazem nada! É o jeito deles que me fazem rir muito. 
MÃE- Como assim, filha? 
LAURA- Olha, é assim... tem um menino que se chama Juca, ele é muito medroso. Um dia, eu levei uma aranha de brinquedo para a escola, joguei a ela em cima dele e aí ele começou a pular, gritar e chorar. Os olhos dele ficaram arregalados. Há, há, há, há, há... acho legal o jeito que ele faz! Só por isso muitos coleguinhas levam uns bichos de brinquedos só pra ver o Juca com medo. 
PAI- Laura, isso que você faz não é legal!  
LAURA- Há? Por quê papai! 
PAI- Porque você fez seu coleguinha sofrer. Ele ficou muito assustado e aflito. Ele sentiu muito medo.  
LAURA- É mesmo papai! Ele até fez  xixi nas calças de tanto medo. 
PAI- Pois é filha. Isso que você fez chama-se Bulllying. 
LAURA- Como é esse nome? O que é isso? 
MÃE- É Bul-ly-ing. Bullying é uma palavra em inglês. Que é a língua dos americanos que moram nos Estados Unidos. Essa palavra aqui, no Brasil, significa praticar maldade com o próximo, fazer o coleguinha sofrer. 
LAURA- Ah é? É Bullying é? 
PAI- Sim filha.  
LAURA- Então meus outros coleguinhas estão fazendo bullying com o Juca, ? 
PAI- Claro que sim! E bullying não é só assustar o colega com bichos de mentira, não. 
PAI- Se você chutar, bater, tomar o lanche, rir da cara dele até ele se sentir triste, não deixá-lo brincar com você e seus amigos, xingar , empurrar para ele se machucar, fazer fofoca dele para seus colegas não brincarem com ele, e outras coisas que o façam sofrer, tudo isso chama-se Bullying. 
PAI- Tudo isso é maldade. E você está sendo mal. 
PAI- Você sabia que os maus não vão para o céu? 
LAURA- Não, não sabia. Mas por quê? E o que é céu? 
MÃE- Calma, Laura, uma pergunta de cada vez. 
PAI- Céu é o lugar onde papai do céu mora e onde algumas pessoas vão morar.  
LAURA- Lá é bom?  
PAI- Claro que sim! A bíblia diz que o céu, é o único lugar que ninguém sente dor e nem tristeza. Não tem choro, nem medo, nem raiva, nem ódio... ninguém fica chateado. É só alegria!  
PAI-  Tá escrito na bíblia que o céu é muito mais bonito do que aqui, na terra. Lá tem lugar que é todo de ouro.  E só podia ser assim mesmo porque papai do céu é riquíssimo! É dono de tudo que tem aqui, na terra,  e lá, no céu!  Foi ele quem fez tudo! 
PAI- Papai por que é que só algumas pessoas vão morar no céu? 
LAURA- Porque quem faz o mal, faz o coração ficar cheio de manchinhas pretas e o nome dessas manchinhas é pecado. Lá, no céu, só entra quem tem o coração limpinho, sem pecado. 
LAURA- Choro.... ah papai, então eu não posso ir para o céu! Eu eu fiz maldade com meu coleguinha! Meu coração está com manchinha preta E agora papai?  
PAI- Não chore Laurinha! Tem um jeito pra isso! A bíblia diz que todo mundo fez maldade e fez manchinha no coração. E para limpar essa manchinha,  papai do céu disse que mandou  seu único filhinho chamado Jesus Cristo para morrer na cruz,  sangrando  e esse sangue poderia lavar o coração preto de maldade e fazer ele ficar limpinho. Depois Jesus ressuscitou (viveu novamente). 
LAURA-  E como faço  para meu coração ficar limpinho, sem manchinha? 
PAI- É só você reconhecer que fez maldade com seu coleguinha, pedir perdão ao papai do céu por ter feito isso, depois se arrepender e depois convidar a Jesus Cristo para morar dentro do seu coração. 
PAI- Papai eu quero fazer isso, você me ajuda? 
PAI- Sim filha, repita comigo: “Papai do céu, sei que um dia irei morar aí no céu e só posso entrar se meu coração estiver  sem manchinha. Peço perdão pela maldade que fiz com meu coleguinha.  Quero convidar Jesus Cristo para entrar no meu coração. Amém. 
PAI –Parabéns filhinha! 
MÃE – Filha, papai do céu deu uma dica para que a gente não fique com o coração manchado. 
Fala logo mamãe! Eu quero saber disso! 
MÃE - Ele disse:  “Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”. 
LAURA  - o meu próximo é meu coleguinha, ? Tenho que tratar ele como eu gostaria de ser tratado, ?  
MÃE – Sim, filha.  
LAURA - Papai, sabe o que vou fazer amanhã? Vou pedir perdão para o meu coleguinha. Quero  levar um lanchinho especial para ele. 
PAPAI - Muito bem minha filha, vem aqui dá um abraço no papai. 
LAURA - Papai eu quero falar uma coisa pro Senhor. 
PAPAI - Fala, filha! 
LAURA - BULLYING, TÔ FORA! 

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d) Vídeo - "A História de Uma Flor que Sofria Bullying" - o objetivo é alcançar as crianças menores (3 a 6 anos), conscientizá-las, informá-las e educá-las.




Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=h3-9UlWrYzE


O vídeo a seguir foi postado algum tempo depois da ministração do tema, a internauta refez com uma melhor resolução, achei por bem  postá-lo:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HHlhrx4mlVk
 


Nota: as crianças amaram! Muitas se identificaram com as situações expostas (ativa ou passivamente). Aprenderam como reagir, quando vítimas, e a identificar comportamentos considerados violentos, que fazem o coleguinha sofrer.
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PASSO 3: 

Avaliação - de acordo com os objetivos propostos:

1-conscientizar as crianças do mandamento do "amor ao próximo" como princípio de obediência à Deus, e a prática do bullying, como desonra tanto à Deus, quanto às vítimas e a própria pessoa que pratica;

2-conscientizar as crianças do mal que causa tanto às vítimas, quanto aos que praticam;

3- ensinar que a prática leva a desobediência do príncípio do "amor ao próximo", consequentemente ao pecado;

4 - levar as crianças a renunciarem a prática;

5- identificar possíveis vítimas e levá-las a testemunhar suas experiências, visando cura interior (liberar perdão, orar por proteção...).

Para a avaliar a criançada - Dinâmicas aplicadas:

I - Testemunho - abriu-se a oportunidade para que crianças e adultos contassem suas experiências. Foi maravilhoso porque houve muitos testemunhos. No final, todos foram convidados a orarem pela proteção de Deus; as vítimas a perdoaram seus algozes; aos que praticavam, pedirem perdão à Deus, e outras orações relacionadas ao tema.

(Fig. 1) Jovem e seu relato... houve aconselhamento e troca de experiências;
 (Fig. 2) - criança contando como foi ruim sofrer bullying;

Fig. 3 - Menino compartilhando a situação que passou, como vítima;

Fig. 4 - Mãe  participando - contanto suas experiências e ensinando como perdoar e sair da situação.

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II) Encenação -  as crianças e adultos forma divididos em grupos, sendo que uma parte deveria criar práticas de bullying, e a outra parte teria que "corrigir" as atitudes dos colegas com boas práticas de relacionamento.


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Cartazes educativos- Colocados na frente do cenário do teatro de fantoches.



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Considerações finais


Ensinar o caminho que a criança deve andar, com quem andar e como andar é uma dádiva que Deus concede a quem a Ele clama e busca. É um grande desafio  "quebrar" o padrão de comportamentos e  práticas de relacionamento que o mundo propõe à todos nós nos diversos canais de comunicação: tv, internet, rádio, jornais, revistas, dentre outros. Assim, entra em nossos lares e mentes diversidades de situações que pervertem nosso caráter cristão e identidade em Cristo. Nossos sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar são dominados. O que podemos esperar de crianças entregues aos seus próprios desejos e anseios? Que assistem o que querem, gerenciam seu próprio tempo e ditam as regras dos seus comportamentos? Se os pais são questionados sobre essas questões, a resposta é sempre uma justificativa: ele(a) não aceita correção, ou ele(a) não tem jeito, ou ele(a) chora até ficar roxo(a)... Certos pais têm receios em "contrariar" seus filhos por questões de culpas - falham por não dedicarem tempo em educá-los, dialogar ou brincar com eles -  e acabam por cederem aos desejos de seus filhos. E ai de quem contrariá-los! Na condição de "tudo posso" muitas crianças praticam diversas desonras e desrespeitos, como sendo atitudes normais porque não aprenderam sobre limite, respeito e amor ao próximo. Educar é o papel dos pais, quando há falhas, as mesmas se refletem, negativamente, nas atitudes das crianças. A bíblia diz que uma árvore boa não poduz frutos ruins e virce-versa. Em que frutos nossas crianças estão se transformando? O que você pai ou mãe está plantando no território emocional do seu filho? Tenha a certeza que a colheita é certa! Louvo à Deus porque as crianças que fizeram parte do culto sobre bullying, aprenderam de modo dinâmico e participativo, que o melhor desta vida é obedecer a Deus e amar o próximo, mesmo que esse amor signifique PERDOAR a quem nos ofendeu.

















1 comentários:

Silvinha disse...

Deus abençoe por este trabalho e com um tema tão complexo... Estamos planejando um culto infantil com esse tema e agora me ajudou mto sobre como prepará-lo. Paz do Senhor

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